Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de abril de 2012

VIRADA CULTURAL: CADÊ O PALCO DO CENTENÁRIO DO GONZAGÃO?

O PALCO DO CENTENÁRIO DO GONZAGÃO? VIRADA CULTURAL: CADÊ ?

Por esta chamada citada abaixo, nós apoiamos e incentivamos a movimentação de todos artistas que queiram fazer parte desta homenagem!


Manifesto pelo esquecimento ou omissão
Indignação. Talvez seja a melhor palavra para expressar o sentimento pela ausência de um palco, na Virada Cultural de São Paulo, dedicado a um tema tão importante para a cultura brasileira como o centenário (2012) de Luiz Gonzaga, o rei do baião.
São Paulo é uma cidade cosmopolita e sabemos que precisaaaaaa
a abraçar um enorme número de ritmos e tendências nesse projeto que diz ser multicultural. Sabemos também que o FORRÓ não é o que mais atrai mídia e consequentemente patrocinadores e etc. Porém, o FORRÓ com ou sem esses apoios, trazendo ou não dinheiro é um dos mais importantes ritmos da identidade nacional.
O SAMBA vem em primeiro lugar, o SAMBA é , a princípio, o ritmo do brasileiro (assim como o é o tango para o argentino e o fado para o português), mas qualquer brasileiro fora do país se lembra da sua pátria ao ouvir uma sanfona, associando a este ritmo oriundo do nordeste, mesmo reconhecendo que a sanfona não nasceu aqui e nem é exclusiva do gênero. Entretanto, para nós brasileiros, assim parece. Principalmente por causa de um músico chamado LUIZ GONZAGA DO NASCIMENTO, mais conhecido como Luiz Gonzaga ou Gonzagão ou, ainda se preferirem, como Rei Do Baião. Foi ele, em um caso até atípico (pois raramente temos tão claramente pontuado alguém que tenha criado um ritmo como neste caso), Luiz Gonzaga o fez e espalhou para o país todo e grande parte do mundo.
O FORRÓ , como é conhecido de maneira genérica o conjunto de ritmos nordestinos como o próprio forró (pé de serra), o baião, o xote, o xaxado o coco e o arrastapé, é um dos pilares da nossa música. Um alicerce sobre o qual se apoiam quase todos os músicos da MPB para criar, fundir e fazer da nossa música brasileira uma das melhores do mundo.
Este ano, LUIZ GONZAGA completaria 100 anos, um marco importante para um personagem tão relevante da nossa história, mas que parece ter sido esquecido, assim como o foi Cartola em seu centenário pela Mangueira.
Por favor, não vamos repetir a mesma injustiça, seria um erro para a cultura brasileira.
O palco do centenário de Gonzagão não é uma beneficio para os forrozeiros, é muito mais . Por isso, estamos lançando este lamento/manifesto em prol do palco em homenagem ao centenário de LUIZ GONZAGA, o REI do BAIÃO.
Não queremos criar nenhum tipo de problema, apenas fazer barulho para esta comemoração tão importante. Ainda há tempo hábil, vamos tentar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário